Guia Rápido do aptosid
OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE: o aptosid, como LiveCD do Linux, é baseado em tecnologia de alta compressão. Por isso, cuidados especiais são necessários ao queimar a imagem ISO: use apenas mídias de alta qualidade [CD ou DVD+RW] e queime no modo DAO (disk-at-once) e em velocidade não superior a 8x.
O aptosid tem por objetivo ser 100% compatível com o Debian sid; no entanto, o aptosid pode disponibilizar correções "quentinhas" temporárias de vez em quando. O repositório apt do aptosid abriga os pacotes específicos da distro, isto é, o kernel do aptosid, scripts, ferramentas e documentação.
Must read files
Alguma das páginas deste manual são altamente recomendáveis para o utilizador "novo no linux" ou então "novo no aptosid". Esta é uma delas. As outras são as seguintes:
- O terminal ou Konsole - como utilizar o terminal e o uso do commando "su" e como crias shell alias.
- Particionar - como particionar o seu disco.
- Instalação no HD - como fazer a instalação num disco duro.
- Instalação do aptosid em USB ou cartão SD/flash - como fazer a instalação em um dispositivo USB ou cartão SD/flash.
- Copiar aptosid to USB ou cartão SSD/flash - como utilizar o aptosid num dispositivo USB/SSD/flash em vez de utilizar um CD/DVD.
- Drivers não livres e as sources.list - como adaptar as suas fontes "/etc/apt/sources.list.d/list" para instalar firmware não livre.
- Conexão com a Internet - como fazer a configuração para se ligar a internet.
- Uso do "apt" e dist-upgrade - como manter o sistema atualizado e instalar novo software.
Estabilidade do Debian sid/instável
sid é um apelido dado aos repositórios instáveis do Debian. O Debian sid é atualizado frequentemente e traz sempre as versões mais recentes dos pacotes mantidos. Por causa dessa alta frequência de atualizações, não é possível fazer uma grande quantidade de testes nos pacotes, entre o momento em que eles chegam aos repositórios e o momento em que são disponibilizados.
O kernel do aptosid
O kernel é otimizado pelo aptosid, para ajudar a evitar problemas e adicionar novas funcionalidades. Também é configurado para obter um desempenho melhor e mais estável. Todas essas otimizações são feitas a partir do site http://www.kernel.org/.
Há um espelho para o kernel aqui: Como atualizar o kernel
Gerenciamento de pacotes
O aptosid segue o sistema de empacotamento do Debian, daí usar apt e dpkg para o gerenciamento de pacotes. Os repositórios, tanto do Debian quanto os outros, são identificados pelos arquivos em /etc/sources.list.d/*
O Debian sid possui mais de 20.000 pacotes, portanto você, com certeza, encontrará o que precisa. Para isso, use o Como procurar pacotes com o apt-cache ou com a aplicação de interface gráfica Debian Package Search.
Para instalar pacotes: apt-get install <nome do pacote>: Como instalar um novo pacote
Os repositórios do Debian sid podem ser atualizados até quatro vezes por dia; portanto, é essencial rodar apt-get update antes de instalar quaisquer novos pacotes ou antes de um apt-get dist-upgrade; assim, você mantém seu sistema sempre sincronizado com os pacotes existentes no servidor.
Como usar repositórios de outras distribuições baseadas no Debian, Código-Fonte e RPMs
Instalações a partir dos arquivos fonte não são possíveis. Se você tiver mesmo de compilar sua aplicação, faça-o como usuário, na sua pasta /home, sem instalar no sistema. Também não há suporte para o uso do 'checkinstall' e conversões de RPMs para .deb com o 'alien' (ou outro programa desse tipo).
Algumas distribuições bem conhecidas ( e outras bem menos) refazem os pacotes do Debian para os seus próprios repositórios, muitas vezes colocam os arquivos das aplicações em locais diferentes, o que pode causar instabilidades no sistema. Alguns pacotes, inclusive, nem conseguem ser instalados, devido a dependências não resolvidas causadas pelo uso de nomes ou números de versões diferentes para os pacotes.Por exemplo, uma versão diferente da 'glibc' pode fazer com que a aplicação nem seja executada!
Use Debian repositories to install your required software packages, as other repositories will most likely not be able to be supported.v
Como atualizar todo o sistema - dist-upgrade
apt-get dist-upgrade é a maneira padrão de atualizar o aptosid. Usar qualquer 'front-end' (interface gráfica) para atualizar o aptosid não é possível. Como atualizar todo o sistema - dist-upgrade
Um 'dist-upgrade' só é possível fora do ambiente X. Para parar o X, basta digitar "init 3" (sem as aspas) no terminal do KDE, XFCE ou qualquer que seja o gerenciador de janelas que você esteja usando. Você pode também usar um terminal virtual (ctrl+alt+f1, ctrl+alt+f2, etc).
Configuração da rede
O Ceni é uma ferramenta que permite a configuração rápida de sua rede ou placa wireless, sem nenhuma complicação. A opção 'wireless' procura pelas redes disponíveis, usa encriptação WEP e WPA e usa os pacotes wireless-tools ou wpa_supplicant para configuração. Já a conexão com fios (Ethernet) é automática se você usar dhcp. Se não for o caso, você pode configurá-la manualmente, desde as máscaras de rede aos nomes de servidores.
Execute o Ceni com o comando Ceni ou ceni . Se ele não estiver instalado, faça-o com o comando 'apt-get install ceni'.
Runlevels no aptosid - init
O modo como o aptosid executa os diversos níveis ('runlevels') difere do Debian. Veja: Runlevels (níveis de execução) no aptosid - init
Outros gerenciadores de janelas
O KDE, XFCE e o Fluxbox são os padrões no aptosid. Gnome is not supported by aptosid to date. Alguns usuários nos fórums, wiki e IRC do aptosid podem, quem sabe, ajudá-lo. Do contrário, você terá de se arranjar sozinho.
Ajuda no IRC e no Fórum
Não receie solicitar ajuda no IRC ou nos fórums:
- Onde obter ajuda
- web IRC digite seu nick e junte-se ao #aptosid